enpt

Documentação, Modelagem e Conservação do Patrimônio

vanda-zanonipedro-palazzo

Grupo de pesquisa interinstitucional voltado para abordagens interdisciplinares na documentação, conservação e valorização do patrimônio cultural, com foco na arquitetura tradicional do interior continental do Brasil e na construção moderna. Ferramentas e metodologias de análise física, modelagem digital, sistemas de informação e gestão.

Compreende integrantes de diversas instituições, incluindo o IPHAN e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas e ações de cooperação junto ao CRIHBB da Université Le Havre Normandie, visando à constituição de uma base de conhecimentos em conservação do patrimônio moderno. Seus pesquisadores desenvolvem projetos atualmente junto ao Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Portugal) e ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O Grupo de Pesquisa DMCP constitui-se a partir da demanda por um locus institucional, na capital federal, para pesquisas e desenvolvimento tecnológico relacionados ao patrimônio cultural brasileiro. De fato, o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na UnB, em sua longa trajetória — sendo um dos mais antigos do Brasil —, tardou em abordar seja o patrimônio das preexistências materiais na região de Brasília, seja a patrimonialização da própria capital federal.

Essa lacuna vem sendo suprida ao longo da última década, com a configuração atual do corpo docente e a reorganização do Programa de Pós- graduação. Essa estruturação deu origem à Linha de Pesquisa Patrimônio Cultural e Preservação, vinculada à Área de Concentração Teoria, História e Crítica. Essa Linha contempla abordagens de cunho teórico e historiográfico sobre a preservação e conservação do patrimônio cultural arquitetônico e urbano, em suas manifestações tradicionais e recentes. Apresenta perspectiva multidisciplinar, discutindo os processos de musealização, patrimonialização, turismo e indústria cultural, tecnologia, projeto e gestão.

A Linha de Pesquisa Patrimônio Cultural e Preservação atua como eixo articulador de estudos interdisciplinares, sendo a formação específica da linha complementada com conteúdos das demais Linhas de Pesquisa em todas as Áreas de Concentração. Desta feita, ela apresenta significativa contribuição de docentes da Área de Concentração Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. Esse caráter interdisciplinar motivou a constituição de um Grupo de Pesquisa com capacidade e integrar os aspectos variados da atuação na Linha, tendo em vista o desenvolvimento de projetos especializados em aspectos teóricos e tecnológicos.

Projetos de pesquisa nessa abordagem vêm sendo desenvolvidos pelos integrantes fundadores deste Grupo de Pesquisa, tanto no âmbito estritamente acadêmico quanto em cooperação com instituições externas. Destacam-se a elaboração de inventários de bens culturais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pesquisas em durabilidade do concreto e em deterioração eletroquímica de metais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a implantação do Canteiro Experimental vinculado à FAU–UnB, e pesquisas sobre construção em terra na Universidade Federal da Bahia.