1 minuto(s) de leitura

Objeto

Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante a licença para pós-doutorado implementada neste processo, interrompida em 24 de março de 2020, desde a reativação da licença efetivada em 29 de setembro de 2022 e concluída em 13 de março de 2023.

Descrição

As atividades de pesquisa foram desenvolvidas junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES–UC), em interlocução com o Dr. Tiago Castela, investigador permanente do CES. Durante o período da licença, também travei contatos com os professores Dr.ª Margarida Relvão Calmeiro, da UC, e Dr. Rui Florentino, da Universidade Portucalense, além do arquiteto Fernando Rigueiro, cujas pesquisas apresentam afinidade com o plano de trabalho desenvolvido nesta licença.

Durante o período de licença, participei de atividades acadêmicas além do desenvolvimento da pesquisa propriamente dita. No dia 3 de novembro, coordenei juntamente com o prof. Florentino a mesa temática intitulada “Saberes e práticas luso-brasileiras à margem do império (1750–1930)” no III Congresso da Associação Iberoamericana de História Urbana, realizada em formato híbrido.

No dia 8 de março de 2023, apresentei no Departamento de Arquitetura da UC o seminário “Teorias da história da arquitetura no ensino profissional: (anti) disciplinaridade e crítica”, moderado pelo Dr. Tiago Castela e comentado pelo Prof. Dr. Jorge Figueira.

As atividades de pesquisa envolveram o levantamento de bases cartográficas e históricas sobre a produção imobiliária em Coimbra no início do século XX. Tais atividades contribuem para minha pesquisa em andamento intitulada “Estratégias adaptativas na construção tradicional”, versando sobre a adaptação de tipologias vernaculares às dinâmicas do crescimento urbano na era industrial.

Conclusão

Nos termos apresentados acima, as atividades previstas no plano de trabalho foram realizadas proporcionalmente ao período de execução do plano e de duração da licença. Somando-se ao período de licença anterior à pandemia, os objetivos deste plano de trabalho foram atingidos.

Referência

  • Prorrogação de afastamento
  • Reativação da licença