Licença para capacitação profissional
Teorias da história da arquitetura no ensino profissional
Descrição e justificativa da ação de capacitação
O ensino de história no âmbito da formação profissional em arquitetura, tendo afastado os debates do pós-modernismo e da « virada linguística », assentou-se sem alarde num espelho do ofício do docente investigador. As unidades de história da arquitetura são hoje vistas tanto como propedêutica à formação de futuros investigadores quanto num espírito de formação crítica não disciplinar. Tal perspetiva implicou o abandono, mas não a superação, do debate sobre a pertinência da história enquanto parte do campo disciplinar da arquitetura. Neste ensejo, esta ação se propõe a explicitar os termos nos quais se poderá debater a especificidade da história na formação de profissionais do projeto arquitetônico.
Para tanto, abordamos a delimitação do objeto de estudo da história da arquitetura: ora este objeto é a evolução das relações de produção e das ideologias, resultando num viés antidisciplinar e na compartimentação de períodos históricos; ora o objeto será o palimpsesto do ambiente construído acumulado ao longo do tempo, universo disciplinar por excelência da arqueologia e dos estudos morfológicos, amiúde cedidos às unidades didáticas de projeto.
Por fim, exploramos três modos de apropriação do ambiente construído e suas implicações para a formação profissional: a arquitetura comparada, que moldou o formato canônico do livro-texto de história da arquitetura durante quase todo o século \allsc{XX}; a arquitetura analítica, hoje quase esquecida no âmbito da história mas ainda popular nos livros-texto de sistemas construtivos; e a arquitetura histórica, comprometida com a crítica das culturas e ideologias autoconscientes do seu próprio devir histórico.
Objetivo
O presente plano de trabalho visa à capacitação do docente para a proposição de uma teoria da história da arquitetura voltada para o ensino profissional em arquitetura, baseada e expandindo o método instituído pelo prof. Dr. Gustavo Rocha-Peixoto no seu memorial de professor titular A estratégia da aranha (Rio de Janeiro: Rio Books, 2013).
Resultado pretendido
O resultado da atividade de capacitação proposta será o aprimoramento da didática em história da arquitetura nas disciplinas ministradas pelo docente, visando à implementação da reforma curricular em vias de aprovação no âmbito da \allsc{FAU}–UnB, associado à produção de um artigo acadêmico sobre o tema da ação proposta, a ser submetido para publicação em periódico no estrato Qualis A.
Carga horária
Este plano de trabalho implica uma carga de trabalho de 30 horas semanais no período de 22 de outubro de 2024 a 13 de janeiro de 2025, totalizando 90 dias de licença e 360 horas de trabalho efetivo.
Cronograma de atividades
Mês | Atividade |
---|---|
out/2024 | Planejamento das atividades e da metodologia |
nov/2024 | Revisão da literatura e discussão da temática |
dez/2024 | Produção textual crítica |
jan/2025 | Finalização e revisão do texto |
Colaboradores envolvidos
- Orientador da ação de capacitação
- Prof. Dr. Gustavo Rocha-Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Estagiários docentes PPG–FAU–UnB
- Bruno Quinaud Minchilo
- Constanza Ceschin Manzochi