Como vamos trabalhar

7 minuto(s) de leitura

Nossas ferramentas

Moodle

Neste semestre, você vai continuar estudando em modo remoto. Todo o conteúdo e as atividades da disciplina estão no ambiente virtual de aprendizagem Aprender 3. Esse ambiente usa um sistema livre de ensino a distância chamado Moodle (pronuncia-se “múdou”). Por isso, na maioria das vezes vamos nos referir à plataforma virtual como o Moodle.

O login do Aprender 3 é o seu CPF e a senha é específica desta plataforma; se você nunca acessou o site do Aprender 3 antes, clique no link Esqueceu o seu usuário ou senha? na tela de login. Em caso de dificuldades, contate o . Você precisa ter acesso ao Moodle para acompanhar o semestre e entregar as atividades!

Na área geral da disciplina no Moodle, você vai encontrar:

  • Este Plano de curso e o Programa da disciplina;
  • Mural de avisos postados pela equipe da disciplina, onde comunicamos informações gerais e eventuais alterações no cronograma ou nas atividades;
  • Fórum livre para discussões gerais relacionadas (ou não) à disciplina como um todo;
  • Links para acessar a videoconferência semanal ao vivo e as gravações.

Todas as atividades vão ser entregues pelo Moodle. Você também pode acompanhar a sua frequência e desempenho ao longo de todo o semestre acessando Este curso > Notas na barra superior da janela. Você encontrará o link para a área da disciplina no Moodle nos ícones no topo desta página.

Microsoft Teams

A plataforma Microsoft Teams faz parte do pacote Office 365 subscrito pela UnB. Você deve fazer login usando o seu endereço de email@aluno.unb.br e a senha global dos serviços da UnB (webmail e SIGAA). Em caso de dificuldades com esse acesso, contate o .

Toda terça e quinta-feira, no horário normal da aula (20h50–22h30), temos um encontro ao vivo usando a ferramenta de videoconferência do Teams. Sempre que puder, participe ao vivo para tirar dúvidas e receber orientação sobre as atividades. Quando não puder participar, você poderá ver a gravação em até duas semanas depois da aula. Você encontrará o link para a videoconferência no mural da turma no Teams, e também nos ícones no topo desta página.

Você pode usar o mural da disciplina no Teams para conversar com os professores e colegas da turma, ou enviar mensagens em chat privado para qualquer pessoa da UnB. Porém, não recebemos entregas de trabalhos pelo Teams.

Biblioteca

O livro-texto da disciplina está disponível em formato eletrônico no catálogo da Biblioteca Central da UnB (BCE). Para acessá-lo, e também pesquisar outros recursos eletrônicos disponíveis no nosso catálogo, você precisa de um cadastro. Para desbloquear o seu acesso, clique no link Minha conta no alto à direita da página principal da BCE e depois em Esqueci minha senha! na tela de login.

A Biblioteca é um recurso importante para desenvolver as atividades! Você vai ter que ir além do livro-texto e das notas de aula para compreender o conteúdo com a profundidade necessária, e fazer a sua própria pesquisa bibliográfica de modo autônomo é uma parte importante do processo de aprendizagem.

SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica é o registro centralizado das disciplinas na UnB. Você deve acessar usando o seu CPF e a senha global dos serviços da UnB (a mesma do webmail e do Office). Nesta disciplina, vamos usar o SIGAA apenas para o lançamento oficial e definitivo das menções ao final do semestre. Portanto, não espere encontrar informações sobre o andamento do semestre — use o Moodle para isso!

Na sua casa

Todas as atividades de TAU 0005 são aplicadas, e consistem em produzir uma ou mais folhas desenhadas. Por isso, você vai precisar de instrumentos e materiais para desenho técnico. A maior parte é semelhante ao que você vai usar na disciplina Desenho Arquitetônico, mas há algumas diferenças importantes. Veja aqui os principais requisitos de materiais e instrumentos na nossa disciplina, e depois como digitalizar a sua entrega com a melhor qualidade possível.

Como acompanhar o programa?

Estudar em casa, com horário marcado, enquanto a vida doméstica acontece à nossa volta, talvez seja mais difícil para você do que ter um horário certo para estar na faculdade e desligar das outras obrigações. Ou então, pelo contrário, talvez o compromisso com o horário das aulas seja um fator psicológico positivo para a sua vida em confinamento. Seja qual for a sua situação, você vai ter um jeito de acompanhar o semestre sem perder a qualidade do conteúdo e das avaliações.

O semestre e as unidades

O programa do nosso semestre se divide num breve ciclo introdutório e três unidades principais de conteúdo. Cada um desses quatro ciclos e unidades está associado a um objetivo de aprendizagem e a uma atividade que conta para a nota final. Ao final do ciclo de Introdução e ao final de cada Unidade, você vai ter:

  1. Estudado a competência que você precisa adquirir nessa unidade, conforme os objetivos de aprendizagem, tirando suas dúvidas pelos fóruns da disciplina no Moodle ou na videoconferência semanal.
  2. Entregue uma atividade valendo nota, demonstrando o seu domínio dessa competência, respeitando a data de entrega prevista.
  3. Participado ativamente das demais atividades propostas para atingir a frequência obrigatória de 75 % da carga horária, conforme detalhado abaixo.
Você precisa entregar todas as quatro atividades que valem nota, além de obter 50 pontos no total do semestre. Se deixar de entregar algum dos trabalhos, você receberá automaticamente a menção SR, mesmo que tenha pontuação total suficiente.

A semana

Cada semana corresponde a um tópico de conteúdo específico que contribui para o objetivo de aprendizagem da sua Unidade. A semana é o nosso bloco mínimo de trabalho: o conteúdo, o controle de frequência e a entrega de atividades, por exemplo, são programados por semana e não por dia de aula. Ao final de cada semana, você vai ter:

  1. Lido as notas de aula escritas ou assistido às respectivas videoaulas, ao vivo ou gravadas;
  2. Lido as páginas do livro-texto indicadas;
  3. Tirado suas dúvidas sobre o conteúdo e o desenvolvimento do trabalho da Unidade, fazendo perguntas e comentários nos fóruns do Moodle ou na videoconferência;
  4. Realizado uma tarefa valendo presença, respeitando a data de entrega prevista.
A carga horária desta disciplina é de 60 horas divididas em 15 semanas, mais uma semana de “bônus”. Portanto, você precisa somar 45 “horas” para cumprir a carga horária mínima. Cada resenha vale 4 “horas” quando entregue até a segunda-feira da respectiva semana, e 2 “horas” quando entregue até a sexta-feira seguinte. A presença da primeira semana do semestre vai ser automaticamente atribuída a todos, já que não há entrega prevista.

O trabalho em casa

As atividades do semestre foram dimensionadas para ocuparem, em média, 8 horas de trabalho por semana. Dependendo das suas necessidades, você pode dedicar, por exemplo, a cada semana:

Estudo Ler ou assistir às aulas, ler o livro-texto 3 a 4 horas
Aplicação Desenvolver e tirar dúvidas sobre a atividade 4 a 5 horas
Essa previsão é meramente indicativa e pode variar de pessoa para pessoa.

O dia de aula

Às terças e quintas-feiras às 19h (horário de Brasília) você poderá encontrar professores e colegas ao vivo numa videoconferência na plataforma Microsoft Teams da UnB. Os nossos encontros por videoconferência serão sempre aulas invertidas. O que queremos dizer com isso? No ensino normal, o horário da aula é usado para transmissão do conteúdo, geralmente na forma expositiva, e os alunos desenvolvem os trabalhos fora do horário da aula. Já numa aula invertida, você estuda o conteúdo no horário que for mais conveniente, e o nosso encontro ao vivo é dedicado ao desenvolvimento supervisionado dos trabalhos, a tirar dúvidas sobre o conteúdo, e a outras dinâmicas interativas. Nesse sistema, a aula é conduzida por vocês — pelas suas demandas e necessidades na elaboração dos trabalhos e na compreensão do conteúdo.

Na videoconferência da terça-feira, vamos tirar dúvidas prioritariamente sobre as atividades que tiverem sido entregues até as 23h59 da segunda-feira. Dúvidas referentes a tarefas não entregues, ou entregues após esse prazo, serão atendidas na sequência, conforme haja tempo.
Participar da videoconferência não é obrigatório. Se, por qualquer motivo ou sem motivo nenhum, não puder ou não quiser participar da videoconferência, você poderá assistir à gravação que ficará disponível durante duas semanas no mural do Microsoft Teams.
A participação na videoconferência não garante presença na semana. Para marcar presença, entregue a atividade prevista no Moodle dentro do prazo.

Alterações no programa

Dadas as circunstâncias atuais, o cronograma pode sofrer alterações seguindo eventuais decisões da FAU ou dos órgãos superiores da UnB.

Atualizado em: