Avaliação

3 minuto(s) de leitura

Nesta disciplina, você vai trabalhar em ritmo semanal. Cada semana corresponde a um tópico do conteúdo e pede a realização de uma tarefa assíncrona (ou seja, sem hora marcada), que conta como presença. Essas atividades semanais contribuem para a atividade avaliativa de cada Unidade, que vale nota. Para obter aprovação na disciplina, você precisa atender a todos os requisitos seguintes:

Somar 12 presenças semanais, que correspondem à frequência mínima de 75 % da carga horária da disciplina (tab. 1, abaixo).
Entregar todas as quatro atividades avaliativas (tab. 2, abaixo).
Obter 50 pontos no total das atividades avaliativas do semestre, que correspondem à menção MM.

A sua frequência

Cada semana tem uma tarefa correspondente, indicada no Moodle. Essa tarefa pode ser uma breve pesquisa ou o desenvolvimento de uma parte da atividade avaliativa da unidade, ou ainda a própria entrega final de cada atividade avaliativa. Para marcar presença na respectiva semana, você precisa entregar o resultado dessa tarefa no Moodle dentro do prazo previsto na tab. 1. A sua frequência total no semestre será a soma numérica de todas as frequências semanais.

Tabela 1: Frequência por entrega de tarefas
Entrega até as 23h59 da segunda-feira 4,0 horas (presença integral da semana)
Entrega até as 23h59 da sexta-feira 2,0 horas (metade da presença da semana)
Nas semanas de entrega de atividade avaliativa, você vai obter a presença integral sempre que entregar a tarefa até a data prevista no Moodle, independentemente do dia da semana em que ela cair.
Após a sexta-feira não é mais permitido entregar a atividade para obter a presença da semana em andamento. Todas as atividades devem ser entregues na respectiva tarefa no Moodle. Não há exceções.
Se acontecer algum impedimento prolongado e justificado que impeça você de cumprir as tarefas semanais, nem tudo está perdido! Você poderá ingressar com um pedido de regime domiciliar. Informe-se com antecedência junto à secretaria de graduação da FAU.

As suas atividades avaliativas

Cada atividade representa uma aplicação do conteúdo do respectivo módulo, demandando compreensão dos princípios arquitetônicos e urbanísticos abordados, para além da simples repetição das aulas. Por isso, os trabalhos e seus critérios de avaliação estão alinhados aos objetivos de aprendizagem de cada módulo. No entanto, o conhecimento e as competências a serem aplicadas em cada trabalho são cumulativos: você precisará ter dominado os requisitos de um trabalho para ter sucesso no trabalho seguinte!

A entrega de todas as atividades da disciplina será feita, exclusivamente, por meio eletrônico, na plataforma Aprender 3 da UnB, nos fóruns e tarefas previstos para esse fim. Não recebemos, sob hipótese alguma, trabalhos por e-mail.

Tabela 2: Atividades avaliativas da disciplina e respectiva pontuação
Unidade Atividade Entrega Pontuação
Intro Cabana primitiva 29/07 10
I Edícula vernácula 07/09 20
II Composição com volumes 12/10 30
III Analítico com ordens clássicas 04/11 40
Total do semestre 100
Você precisa entregar todas as quatro atividades que valem nota, além de obter 50 pontos no total do semestre. Se deixar de entregar alguma das atividades, você receberá automaticamente a menção SR, mesmo que tenha pontuação total suficiente.
Necessidades especiais na realização das atividades da disciplina e no acompanhamento do semestre devem ser apontadas ao professor da turma o mais cedo possível, e serão analisadas caso a caso à luz das regras em vigor.

Sobre criatividade e originalidade

Em arquitetura tradicional, existem soluções que funcionam e soluções que não funcionam; dentre as soluções que funcionam, algumas funcionam melhor do que outras. Esse é o nosso critério de avaliação.

Nesta disciplina, você não precisa ser original no sentido que o romantismo artístico deu para a palavra. O objetivo do nosso trabalho não é se expressar pessoalmente e sim crescer cultural e profissionalmente. A atividade que você entregar não é um reflexo da sua identidade enquanto indivíduo, e sim do que você aprendeu com um conteúdo novo.

Em cada tarefa você precisa demonstrar criatividade. Criatividade é a capacidade de gerar uma forma arquitetônica que não seja necessariamente inusitada, e sim que atenda a uma exigência bastante específica descrita na ementa de cada tarefa. Assim, você vai demonstrar a sua compreensão da construção tradicional e da arquitetura clássica. Não complique desnecessariamente o processo buscando uma expressão original e rebuscada: a sua linguagem pessoal vai aparecer gradual e naturalmente do seu modo de resolver o problema proposto.

Plágio

Dito isso, integridade e reconhecimento são valores éticos fundamentais da cidadania e da profissão. Copiar parte ou tudo do trabalho alheio — seja de colegas de turma, da bibliografia, ou de material “garimpado” na Internet — é uma prática inaceitável e resultará em atribuição da nota 0 (zero) à entrega como um todo. Dependendo da gravidade do fato, podemos relatar o ocorrido ao colegiado de graduação da FAU. Além disso, 90 % dos desenhos de arquitetura clássica que vocês encontrarem no Google estão errados!

Atualizado em: