Critérios para aprovação na disciplina
O que esperamos de todas as entregas é atenção ao que foi pedido, pesquisa e leitura criteriosa do material necessário à realização do trabalho, reflexão crítica, clareza e capricho na execução. Para obter aprovação na disciplina, você precisa atender a todos os três requisitos seguintes:
Entregar todos trabalhos das Unidades;
Obter a pontuação total 50, correspondendo à menção MM;
Cumprir a frequência mínima de 75 % da carga horária.
Os trabalhos
Cada trabalho representa uma aplicação do conteúdo do respectivo módulo, demandando compreensão dos princípios arquitetônicos e urbanísticos abordados, para além da simples repetição das aulas. Por isso, os trabalhos e seus critérios de avaliação estão alinhados aos objetivos de aprendizagem de cada módulo. No entanto, o conhecimento e as competências a serem aplicadas em cada trabalho são cumulativos: você precisará ter dominado os requisitos de um trabalho para ter sucesso no trabalho seguinte!
Não recebemos, sob hipótese alguma, trabalhos por e-mail.
Sobre criatividade e originalidade
Em arquitetura tradicional, existem soluções que funcionam e soluções que não funcionam; dentre as soluções que funcionam, algumas funcionam melhor do que outras. Esse é o nosso critério de avaliação.
Nesta disciplina, você não precisa ser original no sentido que o romantismo artístico deu para a palavra. O objetivo do nosso trabalho não é se expressar pessoalmente e sim crescer cultural e profissionalmente. A atividade que você entregar não é um reflexo da sua identidade enquanto indivíduo, e sim do que você aprendeu com um conteúdo novo.
Em cada tarefa você precisa demonstrar criatividade. Criatividade é a capacidade de gerar uma forma arquitetônica que não seja necessariamente inusitada, e sim que atenda a uma exigência bastante específica descrita na ementa de cada tarefa. Assim, você vai demonstrar a sua compreensão da construção tradicional e da arquitetura clássica. Não complique desnecessariamente o processo buscando uma expressão original e rebuscada: a sua linguagem pessoal vai aparecer gradual e naturalmente do seu modo de resolver o problema proposto.
O que é plágio?
Dito isso, integridade e reconhecimento são valores éticos
fundamentais da cidadania e da profissão. Copiar parte ou tudo do
trabalho alheio — seja de colegas de turma, da bibliografia, ou de
material “garimpado” na Internet — é uma prática inaceitável e resultará
em atribuição da nota 0
(zero) à entrega como um todo.
Dependendo da gravidade do fato, podemos relatar o ocorrido ao colegiado
de graduação da FAU. Além disso, 90 % dos desenhos de arquitetura
clássica que vocês encontrarem no Google ou no Pinterest estão
errados!